Japão
RELEVO
O relevo do país é formado fundamentalmente por montanhas, por isso nas planícies litorâneas concentram a maioria da população. O país está localizado próximo ao contato de placas tectônicas o que torna o Japão um país com a presença de vulcanismo ativo, e vulnerável a abalos sísmicos e tsunamis.
VEGETAÇÃO
Japão possui uma variedade em seus aspectos de flora e fauna, mas como o Japão é um país urbanizado, a vegetação nativa do país ocorre em áreas bastante restritas. A vegetação caracteriza-se pelo predomínio de florestas, que cobrem a maior parte dos conjuntos montanhosos do país.
CLIMA
Em função do formato alongado do território japonês, o clima é muito variado. As quatro estações do ano são bem definidas.
O norte apresenta clima temperado continental frio.
A região central apresenta clima temperado oceânico com fortes influências das massas de ar úmidas do Pacífico. O índice pluviométrico anual é alto.
A região sul apresenta clima subtropical. O clima é ameno devido à influência da corrente marítima do Japão. HIDROGRAFIA
O Japão tem bacias hidrográficas pequenas porte, devido à pequena extensão das ilhas, e somente dois rios que ultrapassam 200 km de extensão. Mas, são bem aproveitados (Ex: Energia elétrica, irrigação, etc.). No Japão existem também os rios com águas ácidas, que ficam perto de áreas vulcânicas, e são totalmente inúteis para a agricultura.
ECONOMIA
A economia japonesa teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte-americano, para sua reconstrução. O Japão passou a investir no desenvolvimento industrial e tecnológico, tornando-se na década de 1970 numa grande potência econômica.
Atualmente, o Japão é a segunda maior economia do mundo.