Japão
Narita
O retorno ao Brasil exige a atualização e a retirada de documentos importantes para evitar transtornos na viagem e na chegada ao aeroporto. Se você ou membros de sua família estão se preparando para isso, é possível regularizar sua documentação no Consulado ou pela internet.
Abaixo listamos algumas providências a serem tomadas para os que estão retornado ao Brasil e apontamos algumas dicas para evitar problemas no trabalho, com o proprietário do imóvel, na prefeitura, na vizinhança e na escola das crianças.
Documentação relativa à viagem e a chegada no aeroporto
Cheque a validade do passaporte de toda a família. Caso esteja vencido ou prestes a vencer, clique aqui e veja como renová-lo. Neste link estão as instruções para os menores de idade.
Se está indo com a família e pretende retornar sozinho(a) ao Japão, não esqueça do reentry. Porém, ele só será necessário se o retorno ao Japão acontecer após o período de 1 (um) ano a contar do dia da partida.
Nos casos em que apenas o pai ou a mãe estiver voltando junto com os filhos, é obrigatório fazer a Autorização de Viagem do Menor, a ser assinada por ambos os responsáveis, a fim de que o menor possa sair do Brasil para visitar a parte que permaneceu residindo no exterior (as autorizações valem por dois anos).
Seu voo vai passar por qual país? Verifique se é necessário tirar o visto para desembarcar mesmo que seja somente em trânsito. Se tem membros japoneses na família, cheque se também há necessidade de visto para portadores de passaporte nipônico.
A fim de justificar o grande volume de roupas e objetos da mudança, clique aqui e veja como fazer o Atestado de Residência. Este documento vai evitar problemas junto à Receita Federal ao chegar no Brasil.
Caso tenha se casado no Japão e não registrou o casamento neste Consulado, clique aqui. No Brasil será necessário registrar o casamento no Cartório do 1º Ofício do