Japão, índia, China, Rússia
Profª Kleire Geografia
ECONOMIA
Japão:
O Japão é a segunda maior economia do mundo.Produz e exporta veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática.A metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa. Além de grandes empresas multinacionais, o Japão conta com um forte sistema bancário.A infraestrutura japonesa também é muito desenvolvida, fator que colabora muito com o desenvolvimento econômico do país.
A população japonesa possui um elevado poder de consumo, pois os salários pagos pelas empresas japonesas são altos. Logo o mercado interno japonesa é muito desenvolvido, embora as exportações também sejam elevadas.O Japão é um grande exportador de produtos industrializados, porém ,importa de outros países grandes quantidades de produtos agrícolas e matérias-primas.
China:
-A China é o maior produtor mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos
- Agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade;
- Investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo
- Controle governamental dos salários e regras trabalhistas. Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país.
- Abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo.
- A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria-prima.
- O forte crescimento econômico dos últimos anos gera emprego, renda e crescimento das empresas chinesas. Porém, apresenta um problema para a economia chinesa que é o