japao
(Grafico)
1975
1985
1995
2008
Agricultura
5,5
3,2
2,2
1,4
Industria
42,4
41
40,2
26,4
Serviços
52,1
55,8
57,6
72,1
A evolução industrial do Japão dividiu –se em 4 fases.
A primeira fase era dominada pela indutria têxtil o que originava uma politica de importação.
Na segunda fase é de realçar a importância dada as industrias pesadas como a siderugica. Nesta fase o Estado japonês optou por uma politica de protecionismo.
Na terceira fase o Japão optou por apostar na industria mecânica e eletrónica, através de por exemplo da construção de automóveis. Aproveitou a globalização do comercio para aumentar as suas exportações.
Na fase 4 que é a que se estende até agora o Japão procura apostar nas industrias de alta tecnologia, como na robótica. As empresas japonesas são nesta altura de grande dimensão e como tal têm as suas fases de produção distribuídas por diferentes países. (Graficos)
O Modelo toyotista baseado na flexibilidade do processo produtivo, através da multifuncionalidade da mao de obra e da implementação de sistemas de controlo de qualidade foi um dos grandes potenciadores da economia japonesa.
Japão 12º lugar no IDH.
Turismo – Tokyo é a cidade em que a cultura e tradição japonesa está mais vincada, faz contraste com a modernidade.9 milhoes de habitantes
Kyoto local dos santuários e templos.
Osaka é uma cidade património mundial. É um dos grandes centros da economia japonesa. A vida noturna é uma das características desta cidade.
(Imagem do robot) Atualmente o Japão procura apostar nas industrias de maior valor