Japao ( de 2006 a 2013
(DE 2006 A 2013)
Grupo: Bruna Letícia Andrade Cruz Carolina Ferreira de Freitas Iara Ribeiro Barbosa Izabela Cajueiro Machado
2006
No início de 2006, alguns promotores japoneses atacaram a empresa provedora de serviços de internet Livedoor, pois suspeitavam de violações das leis de segurança estabelecidas naquela época, resultando na prisão do presidente da empresa, Takafumi Horie, e mais três executivos. O acontecimento causou um caos no mercado de ações de Tóquio, derrubando o preço das mesmas e forçando os acionistas a pararem de negociar.
Uma forte queda de neve atingiu a cidade de Toquio, no dia 21 de janeiro, provocando 114 feridos e perturbações nos transportes da cidade.
Em fevereiro, foi criado o Ministério da Construção e funcionários do mesmo, mencionaram o hotel Toyoko Inns por infrações extremas aos códigos de construção e violações das leis de acesso para deficientes no estabelecimento.
Ainda em fevereiro aconteceram os Jogos Olímpicos de Inverno, na cidade de Turim (Itália), onde a patinadora Shizuka Arakawa adquiriu a medalha de ouro de patinação artística individual. Foi a terceira japonesa a tornar-se campeã mundial.
Em março, o estádio Tokyo Dome foi sede de alguns jogos do Clássico Mundial de Beisebol e o Japão foi campeão. Os lucros finais foram divididos e os 7% recebido por Cuba, foi destinado às vitimas do Furacão Katrina.
Em abril, o influente político, Ichiro Ozawa, foi eleito como presidente do partido democrata do Japão e assegurou a restauração da principal força de oposição para afastar do poder o Partido Liberal Democrata de Junichiro Koizumi.
O fundador da empresa Livedoor, em 26 de abril, é liberado da prisão para responder ao julgamento em liberdade. Foi condenado a uma pena de 2 anos e meio.
O ex- arquiteto e construtor japonês, Hidetsugu Aneha, foi acusado de adulterar dados estruturais em relação à resistência do terremoto de vários