Janela da alma
Hermesto Pascoal-Músico
“ que vista horrível to vendo vcs de uma vez”
José Saramago- Ver nem de menos e nem de mais - Quer conhecer uma coisa dar uma volta toda. Ex da coroa
Hoje estamos a viver de fato na caverna de Platão, pois as imagens que mostram a realidade tão de tal maneira que substituem a realidade, estamos num mundo áudio visual, vendo sombras e acreditando que as mesmas são realidades.
Estamos perdidos na relação com o mundo, e acabamos não sabendo o que somos, pra que servimos e nem q sentido tem nossa existência.
Paulo Cezar Lopes- Professor de literatura- A verdade real não existe, é sempre um olhar condicionado, cada experiência de olhar é um limite, a gente não conhece as coisas como elas são só mediado pelas nossas experiências – medo do olhar do outro, vergonha uma forma de medo-de colocar o óculos- Conhecimento nasce do incomodo, o incomodo nos faz pensar.
O olhar é uma interpretação, pois tudo que a gente olha esta mediado pelos nossos conceitos e valores.
Antonio Cícero-poeta- Se o olho é a janela da lama então vc tem q olhar por essa janela com outro olho, a janela não olha quem olha é um olho através da janela,
Win wenders-Cineasta- Ver com os ouvidos de ouvir e ver com o cérebro, com o estomago e com a alma, vemos em parte com os olhos, mas não exclusivamente. Sentia falta do enquadramento do óculos quando usava lentes e diz que a visão é mais seletiva, e sem o óculos parece q ver demais e ele não quer isso quer ver de forma contida.
Nos livros aquilo q nos davam não se achava apenas dentro deles...mas o que nós crianças adicionávamos a eles... é que fazia a história acontecer. Quando crianças podíamos realmente ler entre as linhas...e acrescentar-lhes toda a nossa imaginação. Nossa imaginação realmente complementa as palavras. Quando comecei a assistir os filmes era assim que os via, queria ler entre as linhas, e na época, isso era possível.Ler entre as imagens, havia espaço entre as tomadas, que podíamos nos projetar