JAMILA Simone
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
3 OBJETIVOS 4
3.1 OBJETIVO GERAL 4
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 4
4 JUSTIFICATIVA 4
5 METODOLOGIA 5
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
7 CRONOGRAMA DA PESQUISA 7
8 ORÇAMENTO 7
9 RESULTADOS ESPERADOS 7
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho resulta de uma série de reflexões feitas em caráter interdisciplinar do 4º e 5° semestres do Curso de Serviço Social da UNOPAR (Universidade do Paraná),Teixeira de Freitas Bahia.
Tendo por base as disciplinas Instrumentalidade em Serviço Social, Movimentos Sociais, Práticas Setoriais Contemporâneas e Pesquisa Social e Oficina de Formação, foi solicitada a organização de uma atividade em equipe com o intuito de apresentar, de maneira interdisciplinar a reflexão entre esses temas/disciplinas.
2 DESENVOLVIMENTO Ao se fazer uma viagem no histórico do Serviço Social brasileiro, compreende-se que para se confirmar-se como uma profissão, reconhecida academicamente e autenticada socialmente, exige-se a formação de nível superior.
“O Serviço Social é uma prática profissional, de nível universitário, inserida na divisão social do trabalho como qualquer outra profissão, e divide, com os trabalhadores urbanos, as incertezas e esperanças de quem é brasileiro e, apesar disso, tem fé na vida” (ESTEVÃO, 2006, p.63).
Vale frisar, que o campo de trabalho desses profissionais, teve que passar por uma transformação teórico-metodológico e ético-político que foi oriundo de inúmeras lutas resultantes na mudança, no pensar, refletir e estabelecer, decorrente de todo um procedimento de madureza do projeto profissional, fato ocorrido logo no início dos anos 90.
Segundo Iamamoto, as diretrizes norteadoras desse projeto se desdobram no Código de Ética Profissional do Assistente Social, de 1993, na Lei da