Jamaica
A Jamaica é uma nação insular localizada no mar das Caraíbas (mar do Caribe), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte a sul. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola (onde se localizam o Haiti e a República Dominicana). É o terceiro país anglófilo mais populoso das Américas, superada apenas pelos Estados Unidos e Canadá. Sua capital e maior cidade é Kingston.
DADOS PRINCIPAIS:
Área: 10.991 km²
Capital: Kingston
População: 2,84 milhões de habitantes (estimativa 2010)
Moeda: dólar jamaicano
Nome Oficial: Jamaica
Nacionalidade: jamaicana
Data Nacional: 6 de agosto - Dia da Independência.
Governo: Monarquia Constitucional
História
A Jamaica foi descoberta pela Espanha depois de Cristóvão Colombo ter chegado em 1494. Colombo usou a ilha como propriedade privada da sua família. Os ingleses conquistaram-na em 1670. Durante os primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica tornou-se o maior exportador mundial de açúcar, o que se conseguiu pelo uso maciço de trabalho escravo africano.
Ao longo dos anos que se seguiram, o grau de autonomia da Jamaica foi aumentando e, em 1958, a Jamaica passou a ser uma província de uma nação independente chamada Federação das Índias Ocidentais. A Jamaica saiu da federação em 1962 e é hoje uma nação soberana.
Geografia
A Jamaica é parte do arquipélago das Grandes Antilhas, no Mar do Caribe. Está separada de Hispaníola pelo canal da Jamaica. As suas terras são os picos emersos de uma cadeia de montanhas submarinas. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5000 mm. A hidrografia é rica em cursos de água e cachoeiras. São rios importantes: o Rio Grande, o Wag Water, o Black River, estes ao norte dos Montes Santa Cruz, e o rio Cabarita. Seu ponto culminante é o Blue Mountain, no leste da ilha com mais de 2.000 metros. O relevo é composto principalmente de montanhas baixas e planaltos. A flora é exuberante com suas florestas tropicais