Jamaica
Suas características culturais mais marcantes é o reggae (estilo musical), a capoeira (luta e dança) e o rastafári (doutrina religiosa). Os adeptos ao rastafári consideram a Etiópia como uma nação sagrada e pregam a superação da opressão contra os negros.
Características populacionais
Cerca de 90% da população é descendente de escravos africanos, em decorrência da grande quantidade de escravos trazidos durante o período colonial.
Em 2006, a população era estimada em 2,8 milhões de habitantes. As taxas de natalidade e mortalidade correspondem a 20,82% e 6,52%. A expectativa de vida é de 74 anos. Seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,7. Sua taxa de analfabetismo é de 20%. Quanto a composição étnica, 75% são negros, 15% mestiços. Cerca de 77% da população é praticante do Rastafarianismo, e 2,6% da população é católica.
Características físicas. A Jamaica possui um clima tropical, com pequenos relevos montanhosos e planícies. Sua área total é de aproximadamente 11.000 km², sendo 1,5% de água. Seus indicies pluviométricos atingem a marca de 5.000 mm. Sua hidrografia é rica, com belas cachoeiras, uma grande atração turística. Seus principais rios: Rio Grande, Black River, e rio Cabarita. Sua flora é exuberante com florestas tropicais, muitas praias com vegetação de palmeiras e ervas rasteiras. Sua principal cidade é sua capital, Kingston.
Características econômicas A economia caracteriza-se pela sua grande abertura ao exterior, com uma crescente exportação de produtos agrícolas, e principalmente o turismo. Seu desenvolvimento inteiro ainda é falho e o setor primário continua