Jamaica a baixo de zero
“Jamaica Abaixo De Zero” cria um pouco o ambiente cliché dos menos favorecidos saírem vitoriosos contra tudo e todos. É-nos apresentada a história de um atleta jamaicano que após falhar na qualificação para as Olimpíadas como corredor de velocidade decide juntar dois dos seus adversários dessa mesma qualificação e um amigo de longa data para criar a primeira equipa jamaicana de corrida de trenós. Contra todas as probabilidades, nas piores condições e sendo motivo de piada para todos a equipa consegue arranjar dinheiro e qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Inverno com a ajuda do seu treinador, um antigo praticante do desporto que havia traído a sua equipa.
Toda a história com um toque humorístico e divertido, torna-se comovedor ao passar várias mensagens que nos fazem pensar um pouco. Os valores de força de vontade, persistência e esperança são-nos transmitidos porque apesar de todas as adversidades e mesmo após o acidente nunca desistiram. Demonstra que a autoconfiança e a independência são muito importantes para termos sucesso e conseguir realizar os nossos objetivos, como no caso do Junior. Redimir-nos pelos erros que cometemos e reconhecer que fizemos mal mas mesmo assim lutar por melhorar é mostrado pelo caso do Irvin, o treinador. E por fim mas muito importante demonstra o valor de nos manter-mos fiel aos nossos princípios, ás nossas origens e orgulharmo-nos disso.
É assim um filme que de forma muito ligeira e cómica passa importantes mensagens não só para a situação em que se pratica um desporto mas também para a vida.