JAJAJAJAJA12
438 palavras
2 páginas
pensamos. Linguagem científica - não é apenas uma forma mais culta de se escrever. É uma linguagem que obedece a regras. Por exemplo, ao utilizar a linguagem científica devem-se abolir todos os juízos morais, utilizam-se factos, os quais terão sido sujeitos a experiência ou ser fundamentados em estatísticas e estudos.
Uma das formas típicas de utilizar a linguagem científica é a de: tese, antítese e síntese. Na tese apresenta-se uma hipótese ou teoria, na antítese contesta-se ou apresenta-se diferentes ideias, explicações e modelos da hipótese inicial e na síntese apresenta-se os resultados, ou factos/dados obtidos.
A linguagem informal foi muito bem explicada pelo Silvio, é a linguagem utilizada nos contactos informais entre pessoas.
A linguagem política caracteriza-se por ser chamativa, exclamativa, argumentativa e "mass orientated", ou seja, destinada a captar a atenção dos seus ouvintes.
A linguagem religiosa (ou do tipo expositiva) é geralmente pedagógica (pretender transmitir saberes); retórica (fazem-se perguntas que não pretendem resposta) e moralizante (tenta incutir valores morais).
A linguagem poética tem várias subdivisões. E, para ser mais exacta, deve ser chamada Literatura. Se te referes apenas a poemas formais, então existem regras para a construção dos mesmos. Excepto se se tratar da prosa, a qual não tem essas regras rígidas.
A poesia, por exemplo, em verso deve ser construída com métrica e rima. A métrica tem a ver com o ritmo da palavra (que nem sempre corresponde ao número de sílabas), ao passo que a rima (todos sabem o que é) pode ser perfeita (as palavras terminam exactamente da mesma forma: coração e vocação, por exemplo) ou imperfeita (as palavras não terminam exactamente da mesma forma, mas têm o mesmo som: coração e paixão). A própria rima tem diferentes formas: pode ser cruzada, interpolada ou emparelhada.
A rima cruzada é a que cruza as linhas, por exemplo:
Bate forte o meu coração
Por ti, meu imenso amor