Jairo Fis3 1

1002 palavras 5 páginas
Relatório de Laboratório – Física Experimental

Curso: Engenharia de Controle e Automação
Disciplina: Fisica Experimental III
Titulo da experiência: Principio de Funcionamento do Eletroscopio
Autor do relatório: Jairo de Lima Branco
Equipe: Jairo de Lima Branco

1. Resumo A experiência tem como objetivo aprender os principios do funcionamento do Eletroscopio e determinar a existências de cargas elétricas geradas por um gerador eletrostático de Van Graaff.

2 .Introdução (descrição teórica e informativa sobre o assunto da experiência)

Um átomo é composto por prótons (carga positiva), elétrons (carga negativa) e o nêutron(carga nula). Quando um corpo tem maior número de elétrons do que de prótons, a carga elétrica sobre o corpo é negativa e se um corpo tem maior número de prótons do que de elétrons, a carga elétrica sobre o corpo é positiva.

Quando um corpo tem número igual de prótons e de elétrons ,a carga elétrica sobre o corpo é neutra. Esta condição é chamada de Equilíbrio Eletrostático.No entanto, este equilíbrio pode ser desfeito. Isto é possível a partir de um processo chamado de Eletrização, que pode ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução. Para reproduzir estes processos é utilizado um equipamento chamado Gerador de Van de Graaff ou gerador eletrostático de correia.

Processos de Eletrização Atrito: Quando dois corpos diferentes ou não, com cargas inicialmente nulas, ao se atritarem, um corpo cederá elétrons e o outro os receberá. Contato: Quando dois corpos que possuiem uma diferença de potencial entre eles, entrarem em contato suas cargas serão equilibradas entre os corpos. Indução: Quando um corpo eletrizado se aproxima de corpo eletricamente neutro, haverá uma separação das cargas do corpo neutro. As cargas de mesmo sinal do corpo eletrizado iram se afastar, enquanto as cargas de sinal contrário iram se aproximar.

Campo Elétrico

Toda carga possui um campo elétrico tendo sua

Relacionados