jae hee
Prof. Ms.Eliane Superti[2].
Resumo
Este artigo analisa a construção teórica de Augusto Comte buscando o entendimento de sua compreensão sobre a sociedade moderna e as premissas sobre as quais essa interpretação se fundamenta. A análise se volta também para o projeto político de reorganização do Estado e da sociedade através da construção de uma nova moralidade elaborada pelo autor tomando por base a filosofia positiva.
Palavras – Chaves: Filosofia positiva; sociedade moderna; reforma moral.
Abstract
This paper analyses the theorical construction of Augusto Comte searching the understanding of his comprehension about modern society and the premisses where this interpretation is based. The analyses also is turned to the political project of State and Society reorganization through construction of a new morality, worked out by author on the basis of Positive philosophy.
Key words: Positive philosophy; modern Society; moral reform.
1. A Interpretação Comtiana da Crise Social
Augusto Comte, como a maior parte dos teóricos sociais que procuraram interpretar a sociedade moderna, tomou como ponto de partida de suas reflexões a realidade histórica de sua época. Nessa, ele percebia uma situação de crise emergente, resultado do confronto entre duas formas de organização social. Uma que lentamente desaparecia e baseava-se em ordenações feudais de fundo teológico e militar. A outra, nascente, era marcada pelo advento da indústria e da ciência (COMTE, 1983a).
A existência concomitante e o conseqüente confronto entre essas duas formas organizativas provocavam a desagregação moral e intelectual da sociedade do século XIX. Tal desagregação era, para Comte, a fonte da qual jorrava a crise que envolvia seu tempo. Pois, segundo ele, a base fundamental sobre a qual se assentava a sociabilidade humana e, portanto, a unidade social, era formada por um conjunto de princípios fundamentais admitido em