jacobinos e etc
GEOVANNE MORAIS
GIRONDINOS, JACOBINOS, SANS CULLOTES E CAMPONESES
Título do Trabalho
BARUERI
2014
ESCOLA ESTADUAL MYRTHES THEREZINHA ASSAD VILLELA
GEOVANNE MORAIS
GIRONDINOS, JACOBINOS, SANS CULLOTES E CAMPONESES
Trabalho de semestre apresentado para avaliação do Curso de segundo grau do ensino médio da Escola Estadual Myrthes Therezinha Assad Villela, SP.
Professora: Jacson
BARUERI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários, porém, com a liderança de Robespierre, passaram a ter posições radicais e esquerdistas. Pequenos comerciantes e profissionais liberais eram as principais camadas sociais que compunham este grupo.
Entre 1792 e 1794, os jacobinos lideraram o processo revolucionário na França, período que ficou conhecido como "Terror". Foi uma época em que ocorreram muitos assassinatos de opositores políticos, principalmente de monarquistas e girondinos (grupo composto pela alta burguesia francesa). Robespierre, principal líder dos jacobinos, era defensor da violência como forma de defender a revolução. Ele tinha como principal objetivo a transformação da França numa república, baseada nos princípios de igualdade e virtude.
Principais ideais defendidos pelos jacobinos:
- Eliminação da monarquia na França;
- Abolição da escravidão nas colônias francesas;
- Educação para todos;
- Uso da violência contra os opositores da revolução;
- Fim de todos os privilégios do clero e da nobreza na França;
- Ajuda aos necessitados;
- Controle de preços de produtos de primeira