jackson
RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E
BIOLÓGICOS EM OBRAS
Jackson Douglas de Souza Sodré - 2008.02.107.05-5
RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E
BIOLÓGICOS EM OBRAS
Risco Físico
Agente de Risco: Ruído
Fonte de Emissão: Máquinas e equipamentos: Bate-estaca, Betoneira, Bomba de concreto, Bomba de drenagem, Caminhão, Compactador, Compressor de ar, Elevador de cargas e de passageiros, Esmerilhadeira, Ferramenta de fixação à pólvora, Grua, Guincho de coluna, Lixadeira para piso, Máquina de furar portátil, Martelete, Pá Carregadeira, Policorte, Retroescavadeira, Rompedor, Serra circular de mesa e manual, Serra de material cerâmico, Vibrador, etc. Neste rol incluem-se também todos os equipamentos pesados utilizados na movimentação de terra.
Possíveis Consequências à Saúde dos Trabalhadores: Diminuição da audição temporária ou persistente, surdez, zumbidos. Como efeitos gerais: perturbações funcionais nos aparelhos nervosos, digestivos e cardiocirculatórios.
Agente de Risco: Vibração
Fonte de Emissão: Máquinas e equipamentos elétricos, à combustão e pneumáticos.
Possíveis Consequências à Saúde dos Trabalhadores: Localizadas (mãos e braços): Dor, formigamento e diminuição da sensibilidade das mãos, dedos e antebraço. As mãos podem ficar arroxeadas e úmidas, com aparecimento de pequenas necroses na pele. Podendo ainda provocar alterações nos vãos do coração e do cérebro. De corpo inteiro:
Problemas na região dorsal e lombar, gastrointestinais, sistema reprodutivo, desordens nos sistemas visual e vestibular, problemas nos discos intervertebrais e degenerações da coluna vertebral.
Agente de Risco: Calor
Fonte de Emissão: Trabalho a céu aberto, trabalho em locais confinados, operação de soldagem e corte a quente, operação de caldeira (impermeabilização a quente).
Possíveis Consequências à Saúde dos Trabalhadores: Fadiga precoce, prostação térmica, câimbras de calor,