Jacintho Machado de Bittencourt
Jacintho Machado de Bittencourt, Filho do Major Camilo Machado de Bittencourt, nasceu em 1808 no estado de Santa Catarina na localidade de Nossa Senhora do Desterro. Iniciou a carreira militar como voluntário no sétimo Batalhão de Caçadores, em 5 de Abril de 1823, sendo reconhecido Cadete de primeira classe nesse mesmo dia e foi promovido Alferes por decreto de 12 de outubro de 1827, iniciando assim sua vitoriosa carreira.
Desde Alferes o Brigadeiro Jacintho Machado de Bittencourt mostrou seu valor militar nas campanhas em que participou como a Campanha da Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra da Tríplice Aliança, Batalha de Tuiuti e outras onde soube destacar-se diante do inimigo como um verdadeiro chefe que guiava seus comandados pela atitude e exemplo.
Era um exemplo de severidade e ninguém soube mais do que ele honrar a farda de soldado. Depois de ferido o General Sampaio (Patrono da Infantaria) durante a Batalha do Tuiuti que ocorreu em território paraguaio e teve cerca de 50.000 homens envolvidos em ambos os lados, Jacintho Machado de Bittencourt assume o comando da 3ª divisão, a Divisão Encouraçada; conduzindo a divisão até o fim da Batalha em 24 de maio de 1866, cobrindo de glória o Brasil.
Em ordem do dia do comandante chefe de todas as forças brasileiras de 14 de Janeiro de 1869, se diz que o intrépido e calmo Brigadeiro Jacintho Machado de Bittencourt entrou em fogo e se ouve durante toda à noite com tal galhardia que ao alvorecer, o inimigo recuava e nós não havíamos cedido um só palmo de terreno.
Agravados seus problemas no fígado, recolheu-se para tratamento em Assunção, porém veio a falecer na capital paraguaia