jacilma lima
CISTO RENAL
(AVALIAÇÃO DE BOSNIAK)
Um cisto renal é uma bolsa envolvida por uma membrana, possuindo em seu interior líquido e/ou ar (é tipo uma bolha que cresce no rim).
• Cisto simples: aquele que é preenchido apenas por líquido e apresenta uma forma bem regular.
• Cistos complexos: apresentam no seu interior algum material sólido, às vezes com áreas de fibrose e contornos irregulares. O que é?
O diagnóstico é feito geralmente de forma acidental através de uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdômen solicitada por qualquer outro motivo. O cisto renal simples é facilmente diferenciado do cisto complexo pelo ultrassom.
Para melhor distinguir um cisto complexo de um tumor, dois exames podem ser indicados: tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Melhor conduta para o diagnóstico: A classificação de Bosniak vai de I a IV, e serve para caracterizar o cisto renal na tomografia computadorizada:
• Cistos Bosniak I e II são benignos e devem apenas ser acompanhados periodicamente para se ter certeza de que não há complicações ou alterações nas suas características. • Cistos Bosniak III devem ser melhor avaliados com biópsia guiada por imagem ou através de cirurgia.
• Cistos Bosniak IV devem sempre ser operados, uma vez que mais de 80% deles são cânceres.
Bosniak I
RM dos rins demonstrando imagens arredondadas e bem definidas, com conteúdo líquido (c). o conteúdo apresenta hipossinal em t1 e hipersinal em t2.
Bosniak IV
Feito um US abdominal, no rim direito foi encontrada uma lesão cística indeterminada.
Na TC observamos cisto com paredes espessas e com nódulo mural vascularizado
(n). a paciente foi submetida a nodulectomia que demonstrou tratar-se de lesão benigna
(adenofibroma nefrogênico)
O US é muito eficiente na diferenciação de lesão cística e sólida e tem a vantagem de possibilitar a visibilização da imagem em múltiplos planos. A TC
possibilita