ivelton ferro gusa
693 palavras
3 páginas
FERRO GUSAO que é ferro Gusa? O ferro-gusa é a matéria-prima do aço, sua produção depende do desmatamento e apenas uma pequena parte da madeira utilizada provém de áreas de reflorestamento, o restante é mata primária. O desmatamento não-autorizado fornece 57,5% da madeira que alimenta os fornos das carvoarias.
Em geral as carvoarias são feitas em meio à mata, constituem uma fileira de fornos semelhantes a iglus, onde pilhas de madeira esperam a vez de ir para o forno. O ideal seria que o carvão fosse obtido em grandes áreas reflorestadas, onde quem desmata passe a trabalhar com o plantio de florestas. A obtenção de carvão de mata nativa é bem mais lucrativa, daí o porquê do reflorestamento não ser uma prática fluente neste ramo. O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.
Onde podemos encontra-lo em nosso dia a dia? Ele está presente na bicicleta, mas também nos trens, navios e metrôs. Na estrutura da sua casa, no secador de cabelo, na turbina do avião. No arado que prepara a terra para o plantio, no silo que armazena os grãos. Na latinha que conserva o alimento. Na extração de petróleo, na usina hidrelétrica. O aço faz parte da sua vida, em todos os aspectos. Ele representa 90% dos metais consumidos pela população mundial. E o ferro-gusa é essencial para a produção do aço.
Processos de obtenção do ferro gusa
Combustível: geram calor necessário para fundição do minério de ferro sem contaminá-lo. Podem ser:
O carvão vegetal: pouco usado, pois traz prejuízo ao meio ambiente (desflorestamento) e tem baixa resistência mecânica; o Carvão mineral (Coque): mais utilizado, pois possui elevado teor calórico e resistência ao esmagamento.
O que é alto forno? O alto-forno é um forno de cuba ou fornalha com 20 a 30 metros de altura, com a