Ivan ilicht
1. Ivan Ilitch pág. 3 2. Amigos pág.4 3. Vida pág. 5 4. Morte pág. 7
Resumo
Na meia-idade esse homem, em seu ápice de realização tendo sido acometido por grandes infortúnios, faz uma revisão de sua vida que muito o incomoda. Percebe a morte e não pôde perceber a vida, aquilo que viveu lá atrás e não valorizou nada, aqueles momentos prazerosos que por vezes teve em algum ímpeto podem ter sido a única coisa verdadeira que teve, e todo o resto é falso. Seus deveres profissionais, sua família, seus amigos, e todos os interesses sociais e oficiais poderiam ter sido falso. Agora prestes a morte sente-se incapacitado, não tem reação diante do que esta por vir estremece de medo sabe que o fim é incisivo, depois de tantos anos batalhando para o melhor vê-se neste estado, doente e sem cura.
Introdução
Ivan Ilitch juiz, personagem de um conto, de Tolstoi que passa pela experiência da vida e da morte, vê-se enfermo. Começa então a se questionar sobre toda sua vida se realmente aquilo que ele tinha vivido havia sido verdadeiro ou falso, apesar de que agora não mais fazia diferença, pois o seu fim estava próximo, mas a aflição lhe corroia a alma lhe definhava por dentro e tudo estava deixando-o revoltado. Olhava para a esposa e via claramente a falsidade que pairava no ar, seus amigos somente interesses e inveja, sua vida uma lastima depois de tanto trabalho e empenho encontrava-se neste estado e nada podia fazer a não ser se lamentar e lá no fundo clamar por um pouco de piedade por aqueles que estão ao seu redor.
I
- Meus senhores morreu Ivan Ilitch!
Assim começa uma historia triste, de um homem que batalhou para subir na vida, seus amigos em um breve comentário ficam assustados e extasiados. Assustados pois temem a morte , e extasiados pois cada um já fez seus planos em relação ao que vai ser depois da morte do amigo, quem vai ocupar o cargo, e quem vai ser promovido, por um breve instante um silêncio