iushahsiauh
444 palavras
2 páginas
Leia os textos abaixo. Em estado natural, sem as construções sociais, ―a vida do homem é solitária, pobre [...]. Por isso, criaram-se normas necessárias ao bom convívio social, como as que dizem que ―os homens devem cumprir os pactos que celebrarem e que não devem ―declarar ódio e desprezo pelo outro por atos, palavras, atitudes ou gestos. Em síntese, espera-se que os homens cultivem as virtudes da civilidade. Adaptado de: LINHARES, Juliana. Veja, 4 nov. 2009.
É fácil condenar os outros, indignar-se, quando eles cometem infrações. Difícil é reconhecer nossos próprios ―pequenos delitos no dia a dia, aqueles para os quais sempre temos uma justificativa na ponta da língua e dos quais temos pouca consciência. Assim, por exemplo, de manhã cedo, ao levar as crianças à escola, muitas vezes nos damos o direito de estacionar em fila dupla ou em cima da faixa de segurança. Na verdade, desconsideramos que isso é proibido pela legislação de trânsito e que colocamos em risco os demais transeuntes. Adaptado de: ANDERSEN, José. Zero Hora, 13 nov. 2009.
Observe as duas listas abaixo: uma relaciona atitudes que denotam falta de civilidade; a outra, atitudes que infringem a lei.
Incivilidades
Ocupar assentos reservados a portadores de necessidades especiais, grávidas e idosos
Jogar lixo na rua ou pela janela da condução Furar filas
Agir grosseiramente com alguém
Grudar chiclete embaixo de assentos
Deixar de coletar as necessidades do animal de estimação durante o passeio
Desrespeitar a preferência na hora de pegar uma vaga no estacionamento
Deixar objeto guardando lugar
Falar ao celular no cinema ou no teatro
Ouvir música em alto volume
Infrações
Baixar músicas na internet sem pagar por elas
Fazer cópia de livros para não comprá-los
Comprar produtos piratas, como DVDs, CDs ou programas de computador
Usar aparelhos clandestinos para desfrutar da TV paga
Sonegar impostos
Trafegar pelo acostamento