Itália
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
ELIZÂNGELA RIBEIRO LIMA DUARTE
PROJETO DE PRÁTICA- GEOGRAFIA REGIONAL
O "NORTE RICO": A ITÁLIA
São Paulo
2014
ELIZÂNGELA RIBEIRO LIMA DUARTE- RA: 1114496
PROJETO DE PRÁTICA- GEOGRAFIA REGIONAL
O "NORTE RICO": A ITÁLIA
Trabalho apresentado à disciplina Geografia Regional ministrada pela Profª Jucilene Galvão, como requisito do Projeto de Prática e nota de atividade da disciplina.
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO O objetivo desse projeto é compreender a problemática do desenvolvimento da região Norte, em especial da Itália, desde os estudos sobre os aspectos da natureza, até as modalidades antrópicas e históricas. Do ponto de vista analítico o projeto procura mostrar a configuração do espaço, produzido pela ação humana e a estrutura dos elementos naturais. Pontuando o perfil econômico, político e social da Itália, suas inovações e diversidade dentro do cenário Europeu.
“Uma totalidade que é criada pela integração de um conjunto estruturado de partes componentes, cujas inter-relações estruturais e funcionais criam uma inteireza que não se encontra implicada por aquelas partes componentes quando desagregadas”
(CHRISTOFOLETTI, 1999, p. 5) A importância do estudo regional estimula o resgate bem sucedido, de fatores históricos que exprimem a relação entre as partes e o todo territorial como resultado da relação homem - natureza e a estruturação do espaço geográfico.
ANÁLISE DOS MAPAS MAPA POLÍTICO A península Italiana possui 21 estados, atualmente Roma é sua capital, é um dos países membros da União Europeia. Há ainda, dois Estados independentes: a Cidade do Vaticano e a República de São Marinho. De acordo com a CIA (2010), o país tornou-se um Estado--Nação em 1861 e em 1946