ITQ TABERNACULO
Aluna: Cristiane Goulart
TABERNÁCULO
O termo tabernáculo vem do latim tabernaculum que significa tenda ou barraca. O modelo foi mostrado no monte Sinai e foi o próprio Deus que forneceu a planta a Moisés, nos mínimos detalhes. Hb 11.10 menciona Deus como arquiteto.
Devemos lembrar que o tabernáculo era a semelhança de algo, uma espécie de figura e sombra das coisas celestes.
O tabernáculo era o local onde Deus se encontrava com seu povo e prefigurava a perfeita aproximação de Deus com seu povo através do sangue de Jesus Cristo.
Todo o material foi doado espontaneamente pelo povo, e a sua generosidade foi tal, que Moisés precisou proibi-los de trazer mais, pois o que trouxeram não só era suficiente, mas sobejava.
O tabernáculo era de formato retangular, de uns 13,5 metros de comprimento e 4,5 metros de largura e altura. As paredes dos dois lados e do fundo eram feitos de tábuas de madeira de acácia, colocadas verticalmente sobre bases de prata e encaixadas entre si, e cinco travessas da mesma madeira, que passavam por argolas nas tábuas; as tábuas e travessas eram cobertas de ouro, e as argolas eram de ouro (capítulo 26:15-29).
As paredes e travessas de madeira formavam uma armação sobre a qual colocavam as quatro coberturas:
Dez cortinas de linho, com desenhos de querubins, e estofos azuis, púrpura (roxos) e carmesim (escarlates), presas com colchetes de ouro (capítulo 26:1-6; 36:8-13).
Onze cortinas de pelos de cabras, presas com colchetes de bronze (capítulo 26:711).
Uma coberta de peles de carneiros tintas de vermelho (capítulo 25:5; 26:14;
35:7,23; 36:19; 39:34)
Outra coberta de peles de animais marinhos (uma espécie de foca que existe no mar Vermelho (capítulo 25:5; 26:14; 35:7,23; 36:19; 39:34)
Por dentro, era dividido em dois aposentos separados por um véu, o exterior chamado lugar santo ou santuário (Hebreus 9:2); o interior era chamado o Santo dos
1
Santos, ou segundo tabernáculo (Hebreus 9:3,7).
O véu (véu do