Itinerario terapeutico
O Itinerário terapêutico aborda a importância do período vivido pelos clientes no processo de enfermidade e a multiplicidade de caminhos e escolhas presentes nesse processo (ALVES; SOUZA, 1999).
A maneira mais objetiva para classificar a obesidade é o Índice de Massa Corpórea (IMC). A faixa de peso de IMC considerada normal varia de 19 a 24,9 Kg/m2. Pessoas com IMC de 25 a 30 são consideradas acima do peso (sobrepeso), enquanto aquelas entre 30 e 40 já são classificadas como obesas. Finalmente, pessoas com IMC acima de 40 são portadoras de obesidade mórbida. Os pacientes com obesidade mórbida devem ser encarados como portadores de uma doença que ameaça a vida, reduz a qualidade de vida e a auto-estima e com isso se torna pacientes candidatos à cirurgia bariátrica e requerem abordagens eficientes dos profissionais de saúde para promover uma melhor assistência.(Björntorp, 2003).
Essa prestação do cuidado consiste no acompanhamento realizado pelo enfermeiro em relação ao paciente, nas práticas de orientação e prevenção bem como da execução do tratamento e manutenção da saúde, entre outros ( FELLI e PEDUZZI, 2005).
.
OBJETIVO DO TRABALHO
Compreender o fluxo do paciente no Ambiente Hospitalar de acordo com os princípios do SUS: Universalidade, Equidade e Integralidade.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. Histórico da paciente
M.C.A, 35 anos, mora com a mãe em casa própria na cidade de nova bandeirantes MT, solteira, formada em contabilidade, não tem têm o hábito de prática exercícios físicos, não come doces nem massas, gosta de frutas e quase não ingere água, a mesma é alérgica Ondanzetrona. Em fevereiro M.C.A, foi conduzida a casa de apoio vitoria em( CUIABA), para aguardar exames pré- operatório no HMVG, para fins de cirurgia bariátrica. No dia 17 de fevereiro foi marcada cirurgia, internou dia 06 de marco e operou dia 07, passou mal e retornou dia 03de abril ao metropolitano descobrindo assim sua gravidez. A cliente fez todos os exames, exceto o