Itc- uso de epi na construçao civil
ENGENHARIA CIVIL
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Salvador 2012
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Salvador
Abril de 2012
1. Introdução:
a) Tema:
Uso de Equipamentos de proteção individual (EPI).
b) Problema:
Acidentes pela falta do uso de EPI nas obras de Salvador.
c) Hipóteses:
* A ausência de fiscalização nas obras. * O descaso das construtoras em relação ao uso ou não dos EPI.
d) Objetivos:
* Gerais – Identificar a importância do uso dos EPI nas obras de Salvador. * Específicos – Levantar dados para comprovar a falta de fiscalização nas obras e buscar identificar as construtoras que se mantêm irregulares.
e) Justificativa:
Os equipamentos de proteção individual são um assunto que apresenta também uma importância significativa para a ocorrência de uma obra. Os dispositivos utilizados pela pessoa previnem e da segurança aos possíveis riscos que podem ocorrer durante a realização de uma determinada atividade. A utilização devida desses equipamentos pelo empregador resultará em um maior conforto para seus empregados, consequentemente em melhores resultados na sua tarefa. Assim, estes meios de proteção apresentam uma grande relevância para uma boa conduta no trabalho, protegendo o trabalhador de danos físicos e até, indiretamente, danos morais.
EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
Sérgio Ferreira Pantaleão
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem