itallo
Aprigio Neto
Itallo Andrade de Souza
Pedro Alexandre
Rômulo Simeão Silva Leandro
Patos, fevereiro de 2014
INTRODUÇÃO
A ergonomia vem do termo grego “ergon”, que é “trabalho” e “nomos”, que é “leis ou normas”. Ergonomia explica o grupo de disciplinas que estuda a o trabalho em si no qual se fazem ligações entre máquinas e pessoas. O objetivo da ergonomia é favorecer adaptações do ser, com o seu espaço de trabalho de maneira que seu desempenho na produtividade e no seu bem estar.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fez normas a partir da NBR 9050 que se trata de acessibilidades, que devem ser estudadas por cientistas, na qual observara as condições de ruídos, temperatura, iluminação.
A mesma se encaixa à adaptação de um espaço ao quem o ocupa, melhorando sua interação e evitando um prejuízo a saúde, de quem o ocupa no dia a dia da execução de suas tarefas. As lesões por esforços repetitivos são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade. Criar soluções ergonômicas é uma ajuda que aumenta significativamente o nível de satisfação, eficácia e eficiência na saúde do ser-humano.
Figura : Planta Baixa do Local.
Fonte: figura meramente ilustrativa.
METODOLOGIA
O estudo foi realizado na Faculdade Integrada de Patos - FIP, orientada pelo Professor Guilherme Nobrega – Mestre em Conforto Ambiental, foi elaborado pelos alunos dos 2ª período de Arquitetura e Urbanismo: Aprigio Neto, Itallo Andrade, Pedro Alexandre e Rômulo Leandro, que teve como objetivo elaborar o estudo e analisar o espaço da praça de alimentação da FIP. Foi possível estabelecer um espaço de trabalho, pela indicação de referências dadas em aula pelo professor, onde os alunos poderão ter uma base estrutural para se apoiarem no estudo, dando espaço para elaboração de pesquisas e tabelas de classificação de características