IT
Recomendações para o uso do bisturí elétrico
Código:
IT.ASCIR.012
335547219
Data:
Versão:
13/10/2010
Página:
1
1 de 2
5
335547219
RESULTADO ESPERADO:
Evitar dano ao paciente
PROCESSOS RELACIONADOS:
Atendimento Cirúrgico (Assistência Cirúrgica)
Assistência Diagnóstica e Terapêutica - Imagenologia
Atendimento Obstétrico
Enfermagem
Manutenção
Tratamento Intensivo (Terapia Intensiva)
RECOMENDAÇÃOES PARA O USO DO BISTURÍ ELÉTRICO
O bisturí elétrico é um aparelho que conta com a propriedade de transformar a corrente elétrica alternada (60Hz) em corrente de alta frequência. Tem a finalidade de coagular, dissecar e fulgurar
(Coagulação superficial).
Em princípio a utilização o bisturí elétrico está associada a vários perigos para o paciente, o pessoal e o meio ambiente. Para minorar estes riscos e observar as regras respectivas para evitar as lesões.
IMPORTANTE : Deve-se iniciar o uso do bisturi elétrico a partir de potências baixas, tanto para o corte e a coagulação, incrementando valores até o ponto desejado.
* Isolar o paciente dos objetos condutores eletricos. Os revestimentos elasticos pretos das mesas de operação apresentam uma certa condutibilidade eletrica, é necessario colocar entre o paciente e o revestimento uma camada intermediaria com isolamento eletrico, por exemplo, panos.
* Não colocar eletrodos de ECG a uma proximidade inferior a 15 cm do campo da operação.
* Regular sempre de forma audível o sinal acústico que anuncia o estado de ativação do gerador de alta frequencia. * Colocar a placa dispersiva em área de massa múscular próxima ao sítio cirúrgico, como panturrilha, face posterior da coxa e glúteos. Afastada de próteses metálicas.
* Evitar as superfícies muito pilosas, com pele escarificada ou com saliência ósseas que diminuem o contato da placa com o corpo do paciente.
* Utilizar gel para aumentar a condutibilidade entre a placa e o corpo do indivíduo.
* Colocar a placa após o posicionamento do paciente e zelar para