IST - Grandes Erros Cometidos em Obras (Engenharia Civil)
Engenharia Civil e do Ambiente
Novembro 2013
1 Introdução
Desde muito cedo que o Homem tem desempenhado um papel único e insubstituível no desenvolvimento da ciência, tecnologia, arte, entre outros, estando assim também, o desenvolvimento das Engenharias dependente das ações do Homem.
Ações estas que nem sempre são as mais corretas a tomar, resultando, por vezes em grandes desastres, irreversíveis (figura 1), como por exemplo, os que vamos evidenciar nas páginas seguintes.
Figura 1 – Colapso de passadiços no Hyatt Regency Hotel 1981
(http://buildingfailures.wordpress.com/2013/04/23/sample/)
Estes acontecimentos, por regra, têm dado origem a investigações relativamente às suas causas, procurando encontrar o(s) culpado(s) ou o(s) erro(s) cometido(s) e, têm acabado por ser sempre vistos como chamadas de atenção, para que sejam realizados mais estudos nestes ramos, que visem o aumento dos conhecimentos sobre fenómenos físicos, constituição de matérias e como estes reagem a determinadas perturbações. Têm tido assim, a finalidade de prevenir desastres desde os mais insignificantes aos mais catastróficos.
2 Colapsos Famosos
2.1 Tacoma Narrows
A ponte Tacoma Narrows (fig. 2), inaugurada a 1 de Julho de 1940, ficou para a história como um desastre, do ramo da engenharia civil.
figura 2 – Ponte Tacoma Narrows antes do colapso, Washington
(http://www.technologystudent.com/struct1/tacoma1.htm)
O seu colapso deu-se apenas quatro meses após a sua inauguração, tendo sido causado por um fenómeno físico denominado ressonância/vibração aeroelástica.
Este fenómeno regista-se quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma das suas frequências naturais de vibração.
Foi esta situação que se registou a dia 7 de Novembro de 1940 (fig.3), quando a principal extensão da ponte