isso
13345 palavras
54 páginas
FILOSOFIAFilosofia - O termo tem origem grega.
✓ FILO – significa “amigo”. ✓ SOFIA – significa “conhecimento”.
Deste modo, a filosofia significa “amizade pela sabedoria”, “amor pelo saber”. Assim a filosofia indica um estado de espírito, da pessoa que ama, isto é, deseja conhecimento, o estima o procura e o respeita. A filosofia pode ser dividida em:
Lógica – pensamento. Especulativa – olhar a realidade. Prática – prática, ética.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA:
O berço da filosofia:
A filosofia tem início na civilização grega, com o esplendor do período denominado Clássico, em Atenas, no século V a. C. Para compreendermos o nascimento da filosofia, precisamos recompor o período anterior, no qual foram moldados os elementos que consolidaram essa cultura.
A história da filosofia:
Podemos dividir a história da Grécia em quatro fases.
➢ Grécia Homérica, os 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus dois grandes poemas, “Ilíada e Odisséia”. ➢ Grécia Arcaica, século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidades como Atenas, Esparta, Tebas, e predomina a economia urbana, baseada no artesanato e comércio. ➢ Grécia Clássica, séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entra no apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar. ➢ Helenismo, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia é dominada por Alexandre da Macedônica, e, depois, pelo Império Romano.
O pensamento mítico:
O pensamento mítico é a forma de conhecimento anterior à filosofia. Nasce o desejo do homem de dominar o mundo e vencer o medo e a insegurança diante das forças que ele não compreende ou não controla. É uma crença, uma verdade intuída, ou seja, que não necessita de provas para ser aceita.