Isso ae
ENFOQUE GLOBALIZADOR – UMA VISÃO INTEGRADORA
- O objeto de estudo do ensino é a realidade: a compreensão da realidade para intervir nela e transformá-la – derivação de critérios para a seleção dos conteúdos escolares e, por conseguinte, o sentido e o papel das diferentes fontes de conhecimento, ou seja, uam aproximação da realidade de caráter multidiciplinar.
- A realidade, e os problemas que a intervenção apresenta são complexos – a atuação implica sobre estruturas compostas por múltiplas variáveis extremamente inter-relacionadas.
- Necessidade de utilização dos insrumentos de interpretação e de investigação para dar resposta a todas as questões que o seu conhecimento ou intervenção pode provocar. Dada a fragmentação do saber, a maioria dos conhecimentos disciplinares é insuficiente para aprender em todas as dimensões o conhecimento da realidade, mas, apesar desses déficits, tais conhecimentos são os únicos instrumentos rigorosos de que dispomos. É, portanto, necessário possuir esses conhecimentos com o rigor disciplinar, mas denotando suas limitações e buscar sua integração para uma visão mais completa da realidade na aprendizagem.
FASES:
1 - Apresentação dos objetos de estudo me sua complexidade.
2 - Processo de análise: identificação e explicação das diferentes questões que o conhecimento coloca e a intervenção na realidade.
3 - Delimitação do objeto de estudo.
4 - Identificação dos instrumentos conceituais e metodológicos que podem ajudar-nos a dar respostas aos problemas colocados.
5 - Utilização do saber disciplinar ou dos saberes disciplinares para chegar a um conhecimento que é parcial.
6 - Identificação das diferentes contribuições e reconstrução.
7 - Visão global e ampliada – retorno ao ponto de partida, à realidade que foi objeto de conhecimento. QUATRO MÉTODOS GLOBALIZADOS
CENTROS DE