Israel x palestina, uma guerra de meio século
1) Após a 1ª guerra, com a derrota dos turcos e desintegração de seu império, Liga das Nações aprovou, em 1922, a “Declaração Balfour”, proposta em 1917, que colocou a Palestina sob a tutela inglesa. Ingleses se comprometem a criar estado Nacional Judeu na região. Isto ativou a emigração judaica e, também, os atritos entre árabes e judeus.
2) 1947 - ONU divide a Palestina: judeus - 57% e palestinos - 43%. Novos protestos árabes.
3) 1948 - Criação do Estado de Israel e retirada dos Ingleses. Aumenta a tensão e acontece a 1ª Guerra. Liga Árabe ( Egito, Iraque, Síria, Líbano, Jordânia) invadiram a região.
Israel vence e amplia seu território sobre a Palestina. 1 milhão de Palestinos fogem ou são expulsos. Desencadeia “ a questão Palestina”. Jerusalém é dividida.
4) 1956 -- Atritos de fronteira com o Egito. Egito nacionaliza o Canal de Suez e impede passagem de navios judeus. 2ª Guerra. Israel, com o apoio da Inglaterra e França vence e fica com a península do Sinai. EUA e URSS pressionam e ONU envia forças de paz, obrigando Israel a abandonar o Sinai, restabelecendo fronteiras de 1949.
5) 1967 - Guerra dos Seis Dias ( 3ª guerra) OLP tenta recuperar territórios por meio de guerrilhas. Vitória de Israel que ocupa Gaza, Colinas de Golãn, Cisjordânia. Amplia êxodo palestino com mais de um milhão e 600 mil refugiados. ONU intervém mas Israel não abandona os territórios.
6) 1973 - Guerra do Yon Kippur ( Dia do Perdão) Ataque da Síria e Egito contra Israel. Intervenção o dos EUA-URSS provoca acordo de paz.
7) 1979 - Anuar Sadat e Begin assinam acordos de Camp David. Egito recupera o Sinai.
8) 1987 –Começa a intifada em Gaza e Cisjordânia.