Israel geopolitica
Em 1924 Haushofer Karl, era um general alemão, geógrafo formado, em vias de se tornar um professor de geopolítica, elaborando teses que seriam impactantes na construção da geopolítica clássica que conhecemos nos dias de hoje. Inseridas num contexto político estratégico, desenvolveu teorias sobre a auto-suficiência nacional, analisando a capacidade de defesa, e soberania de um Estado, direcionando-o ao controle da política externa do país em caso de conflito. Para isso, o autor incorporou na geografia o dinamismo.
Baseou-se essencialmente nas obras de grandes autores geopolíticos que o antecederam para construir suas próprias teses. De Friedrich Ratzel adotou os princípios expansionistas , assim como nacionalistas seguidos pela antropogeografia do também alemão ,incorporando nesta a teoria de espaço vital, e entre outros conceitos chave do mesmo autor.Como fonte de inspiração Karl H. criou um ponto de vista estratégico conhecido por “fronteira orgânica”, levando em conta a influência da geografia na ciência política de Ratzel, e o determinismo como fundamento. Aliado a esse seguimento, Haushofer defendia a teoria de Friedrich R. do “espaço vital”, reutilizando-a em suas teses.
Outro autor relevante nas construções teóricas de Karl Haushofer foi Rudolf Kejellen , um sueco responsável pela criação das bases da geopolítica . As raízes do pensamento de Halford Mackinder também foram de extrema importância no estudo de Karl H. , pois a partir da visão estratégica de “área pivô” , e das análises de risco que as grandes potências apresentavam , foi possível formular novos traços para o poder terrestre de um país entendendo as vantagens de seu espaço geográfico. Haushofer desenvolveu estratégias no plano geopolítica mundial adaptando as teorias já criadas pelo inglês Mackinder como o conceito de “Heartland”,mas dessa vez partindo de um ponto de vista alemão.
No momento da criação da teoria de Haushofer a Alemanha