Israel Antigo
Neste trabalho iremos tratar sobre a civilização hebraica (israelita) antiga que se desenvolveu na região Nordeste da África em uma região conhecida como crescente fértil. Podemos classificar este povo no modo de produção asiático.
DESENVOLVIMENTO
As eras da Antiga Israel
Era dos patriarcas
A primeira fase de Israel foi governada por patriarcas, o primeiro deles foi Abraão, depois seu filho, Isaque. Mais tarde Jacó se tornou o patriarca, e seus doze filhos originaram as tribos de Israel.
Por causa da seca os hebreus imigraram para o Egito (êxodo), onde foram perseguidos e escravizados. Liderados por Moisés, fugiram do faraó passando pelo mar Vermelho e pelo deserto.
Era dos juízes
Quando voltaram à sua terra, os hebreus tiveram que lutar contra os cananeus e filisteus, que tinham ocupado a região na sua ausência.
Os juízes eram líderes militares que julgavam os hebreus. Alguns dos chefes foram: Gideão, Jefté, Samuel e Sansão.
Era dos reis
Devido a grande ameaça que os filisteus ainda apresentavam sobre a conquista do território, os hebreus instituíram a monarquia, para poder ter mais força contra seus adversários.
O primeiro rei foi Saul, que não tendo sucesso na batalha, se suicidou junto com seu escudeiro. Davi, sucessor de Saul, venceu os inimigos e expandiu os domínios do reino. Salomão sucedeu o reino ainda muito jovem, era conhecido pela sua fortuna e sua vasta sabedoria. Por causa das grandes obras públicas (dentre elas o templo de Jerusalém), haviam altos impostos e os camponeses trabalhavam muito, o que gerou descontentamento do povo. Com a morte de Salomão e a posse de seu filho, o reino foi dividido em dois: Reino de Israel e Reino de Judá.
Divisão dos reinos, invasões, retorno e diáspora
O Reino de Israel ficou ao norte com 10 tribos, e o Reino de Judá ao sul, com 2 tribos (agora os hebreus dessas tribos eram chamados de judeus). Os reinos se enfrentaram e foram enfraquecidos, facilitando a