isomeria
É o fenômeno no qual dois ou mais compostos denominados isômeros apresentam a mesma fórmula molecular (mesmo conjunto de átomos) e diferentes fórmulas estruturais (diferente arranjo entre os átomos) gerando diferentes compostos.
É classificada basicamente em dois tipos:
1-Isomeria Plana ou Constitucional: os isômeros desse tipo possuem a mesma fórmula molecular e se diferenciam pelas fórmulas estruturais planas.
(Os isômeros desse tipo se diferem na ordem em que seus átomos estão conectados. São ditos terem conectividade diferente).
Os isômeros planos podem ser subdivididos em:
1.1) Isômeros de Função: Os compostos tem os mesmos elementos e se diferem apenas pela função à qual pertencem.
Exemplo: Fórmula molecular C3H6O
Propanona Propanal O ║
H3C — C — CH3 H3C —CH2 — C — OH
(grupo das cetonas) (grupo dos aldeídos)
1.2) Isômeros de Cadeia: Os isômeros se diferem apenas pela quantidade de carbonos na cadeia principal.
Exemplos:
1.3) Isômeros de Posição: Os isômeros possuem a mesma cadeia principal e se diferem pela posição do seus grupos funcionais, das insaturações e/ou das ramificações.
Exemplo: Frutose e Galactose
Estrutura de diferentes monossacarídeos (oses). Por onde estão representados os gliceraldeídos, a di-hidroxiacetona, a eritrose, a ribose, a glicose e a frutose. A di-hidroxiacetona e a frutose são celulose enquanto as restantes são aldoses. O gliceraldeído e a di-hidroxiacetona assim como a glicose e a frutose são isômeros de posição.
1.4) Isomeria de Compensação ou Metameria: Os isômeros pertencem à mesma função química, mas diferem na posição do heteroátomo, ou seja, um átomo que está inserido na cadeia carbônica.
Exemplo: Fórmula molecular C3H6O Metoxipropano Etoxietano
H3C — O — CH2 — CH2 — CH3 H3C —CH2 — O — CH2