Isomeria
Isomeria é um fenômeno que ocorre quando dois ou ais compostos têm a mesma forma molecular, mas apresentam propriedades diferentes, devido a fato de possuírem fórmulas estruturais diferentes.
Há basicamente dois tipos de isomerias, a constitucional ou plana e a espacial ou esteroisomeria.
Isomeria Constitucional ou Isomeria Plana é identificável pela diferença que os isômeros apresentam nas fórmulas estruturais planas. A diferença entre os isômeros é visível ao se observar a fórmula estrutural plana. Em outras palavras, os isômeros constitucionais diferem entre si pela CONECTIVIDADE entre os átomos. Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria.
Isomeria Espacial ou Esteroisomeria essa ocorre quando a diferença entre os isômeros só pode ser percebida pela disposição espacial dos átomos que constituem as moléculas isômeras. Existem dois tipos de esteroisomeria: isomeria geométrica ou cis-trans e a isomeria óptica.
Neste trabalho será tratado de cada uma das subdivisões da isomeria constitucional e esteroisomeria, ressaltando ainda que a IUPAC considera que não existe molécula plana, todas são tridimensionais, por isso não é recomendável o uso dos termos isomeria plana e isomeria espacial.
Isomeria Constitucional
Isomeria constitucional de função: a diferença entre os isômeros está no grupo funcional. Por exemplo, a seguir vemos o caso de compostos que apresentam a mesma fórmula molecular (C2H6O), porém um isômero (metoximetano) pertence ao grupo dos éteres, enquanto que o outro (etanol) pertence ao grupo dos álcoois.
H3C ─ O ─ CH3 H3C ─ CH2 ─ OH Metoximetano Etanol
Isomeria constitucional de cadeia ou de núcleo, ou ainda esqueletal: nesse caso, a diferença está apenas no tipo de cadeia, sendo que o grupo funcional é necessariamente o mesmo. Essa