Isomeria
1. O que é isomeria? Isomeria é o fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, o rearranjo dos átomos é diferente em cada caso. O fenômeno ocorre principalmente em compostos de carbono, considerando a variedade de substâncias orgânicas presentes na natureza. A tetravalência do carbono permite formar longas cadeias estáveis e com múltiplas combinações. Assim, a isomeria estuda as diferentes probabilidade de existência de compostos com mesma fórmula molecular.
2. Tipos de isomeria 2.1- Isomeria plana É aquela em que os isômeros são reconhecidos, identificados e diferenciados pelas suas fórmulas estruturais planas. Conforme a posição de certos grupos ou insaturações, tipo de cadeia e a função, a isomeria plana dividi-se em:
⦁ Isomeria em cadeia é o caso de isomeria plana na qual os compostos isômeros pertencem à mesma função química mas apresentam cadeias carbônicas diferentes. No caso de compostos cíclicos a isomeria de cadeia pode ser chamada isomeria de núcleo.
Exemplo: C4H10 ⦁ Isomeria de posição é o caso de isomeria plana na qual os isômeros pertencem à mesma função química, apresentam a mesma cadeia carbônica, mas diferem entre si pela posição de um grupo funcional ou uma insaturação na cadeia carbônica.
Exemplo: C4H8 ⦁ Isomeria de função é o caso de isomeria plana na qual os isômeros pertencem à funções químicas diferentes. Os principais casos de isomeria funcional são: I. Alcóol e Éter: C2H6O
II. Álcool aromático, fenol e éter: C7H8O
III. Aldeído e cetona: C3H60 IV. Ácido carboxílico e éster: C3H6O2 ⦁ Isomeria de compensação ou metameria é o caso de isomeria plana na qual os isômeros apresentam cadeia carbônica heterogênea e diferem entre si pela grandeza dos radicais ligados ao hetero-átomo.
Exemplo: C4H11N ⦁ Tautomaria ou Isormeria Dinâmica é um caso particular de isomeria