Isomeria óptica
ARILSON
QUÍMICA
Isomeria Óptica A isomeria óptica é um caso particular da isomeria espacial que só ocorre em moléculas quirais. O termo quiral se refere a ausência de simetria(assimétrico).Um objeto quiral não é idêntico a sua imagem especular, a imagem e o objeto não são superponíveis.Existem vários exemplos de objetos e de organismos quirais em nosso cotidiano e na natureza.Dois exemplos comuns de serem citados são: cristais quirais e as mãos. Para ocorrer a quiralidade em uma molécula ela deve ter um ou mais carbonos assimétricos ou possuir assimetria molecular devido a algum fator estrutural.
Carbono assimétrico é um carbono que está ligado a quatro grupos diferentes.
*Carbono assimétrico O carbono assimétrico também pode ser denominado de quiral, estereocentro ou estereogênio. Exercício resolvido 01 – Qual o número de carbonos quirais em cada composto abaixo?Justifique indicando os carbonos assimétricos com uma seta.
O termo quiral vem da palavra grega cheir, que significa ‘mão’.
Diz uma lenda chinesa que no início dos tempos foram criados seres com as duas quiralidades. Conviviam sem problemas, até que, por razões desconhecidas, desencadeouse uma enorme briga entre os de quiralidades diferentes. Deus, então, resolveu separálos em dois mundos, sem que um pudesse entrar em contato com o outro.
A ausência de quiralidade também se manifesta em nível molecular. Uma molécula quiral não é idêntica a sua imagem no espelho.As moléculas quirais não possuem plano de simetria.
a)
b)
Cl
OH
OH
Cl
c)
OH
d)
Cl
Resolução
Cl
a) “Moléculas diferentes”
OH
Seis carbonos assimétricos
1
b)
Dois carbonos assimétricos
OH
O primeiro químico que separou um par de enantiômeros foi Louis Pasteur em 1846.Pasteur isolou os enantiômeros do sal tartarato de sódio e amônio por catação.
c)
OH
Dois carbonos assimétricos
Apesar de muito parecidos os enantiômeros podem apresentar várias