isomeria quimica
Nomes: Victória Gercy e Gabrielle Rodrigues
Tema: Isomeria
Matéria: Orgânica II
Professor: Vinicio
trabalho feito por Victória Gercy
Índice
Introdução....................................................................... 3
Isomeria Plana................................................................. 3
Isomeria espacial.............................................................. 6 Isomeria óptica.................................................................. 9
Bibliografia...................................................................... 5
Isomeria
1. Introdução
É o fenômeno através do qual dois ou mais compostos apresentam mesma formula molecular e propriedades diferentes em virtude da disposição diferente dos átomos na molécula. A palavra isômero vem do grego - isos, igual, mero, parte. O próprio nascimento da química orgânica ocorreu por meio da isomeria, pois a síntese de Wöhler é uma reação de isomerização.
De um modo amplo a isomeria está dividida em duas partes, a isomeria plana, que depende da localização dos átomos na molécula e que pode ser explicada por fórmulas estruturais planas, a isomeria espacial ou estereoisomeria, que depende da orientação dos átomos no espaço e só pode ser explicada por formulas estruturais espaciais.
2.0. Isomeria plana ocorre quando a diferença entre os isômeros pode ser explicada por formulas estruturais planas, os casos mais comuns são: Isomeria de cadeia ou de núcleo, de posição, de compensação ou metameria, de função ou funcional, e tautomeria.
2.1. Isomeria de cadeira, ou núcleo.
É aquela que os isômeros têm cadeias, ou núcleos, diferentes. Eles diferem entre si por que a cadeia aumenta, ou diminui, havendo uma compensação na quantidade e tamanho de ramificações. Nesse caso pode haver também a isomeria entre um composto acíclico e um cíclico.
2.2. Isomeria de