Isolantes acústicos em estúdios
Este trabalho objetiva estudar isolantes acústicos em estúdios musicais, demonstrando os principais tipos de materiais, técnicas e processos utilizados para impedir ou diminuir que o som saia do ambiente, evitando assim, que o ruído cause o desconforto alheio. O som se propaga através de ondas sonoras.
Introdução
Isolantes acústicos são barreiras capazes de diminuir ou até mesmo impedir a passagem de ondas sonoras de um ambiente para o outro.
Esse método de isolamento é utilizado principalmente em regiões próximas de fábricas, aeroportos, discotecas e estúdios, pois dessa forma é possível proporcionar conforto acústico ao ser humano e evitar sérios prejuízos à saúde.
Os principais materiais utilizados para realizar o isolamento são: lã de vidro, lã de rocha, espumas elastoméricas, fibra de coco entre outros materiais que serão apresentados.
Em estúdios, o principal material utilizado são as espumas elastoméricas que são feitas de poliuretano poliéster e podem ser encontradas em diversas espessuras e dimensões.
O projeto acústico de um estúdio envolve vários fatores, desde a investigação da causa do ruído até solução do problema, através de técnicas que melhorarão os aspectos do ambiente.
Isolamento Acústico
Ruído
O barulho de máquinas e equipamentos utilizados por indústrias, carros, músicas em volumes exagerados entre outros, produzem ruídos que a curto, médio e longo prazo podem causar sérios prejuízos à saúde.
O termo ruído pode ser definido como um som ou um conjunto de sons indesejáveis e desagradáveis, tanto de forma física como de forma psicológica, para aquele que ouve, porém um som pode ser indesejável para um individuo, mas não para o outro. Em geral o ruído causa incomodo e dificukra ou impede a atenção, a concentração e a comunicação.
O ruído de forma mais formal pode ser caracterizado como um fenômeno físico vibratório com características indefinidas de variações de pressão em função da frequência.
Classificação do