ISO 9001
A ISO (International Organization for Standardization ) nasceu da união de duas organizações, uma era a ISA (International Federation of the National Standardizing Associations), estabelecida em Nova York em 1926. E a outra era a UNSCC (United Nations Standards Coordinating Committee) estabelecida em Londres em 1944.
Em outubro de 1946, delegados de 25 países, reunidos no Instituto de Engenheiros Civis em Londres, decidiram criar uma nova organização internacional, cujo objetivo seria “facilitar a coordenação internacional e unificação das normas industriais”.
A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra com o propósito da organização em questão.
A nova organização, ISO, oficialmente iniciou suas operações em 23 de fevereiro de 1947. Desde então, tem publicado mais de 19 500 Normas Internacionais abrangendo quase todos os aspectos da tecnologia e fabricação.
Atualmente, com sede em Genebra, na Suiça, tem membros de 162 países e 3 368 órgãos técnicos para cuidar do desenvolvimento das normas.
Objetivos
A ISO tem como objetivo principal elaborar normas internacionais em todos os campos, como normas técnicas, normas de procedimentos e processos, normas de qualidade, enfim, de segurança alimentar aos computadores, e da agricultura aos serviços de saúde, as normas internacionais ISO possuem todas algum impacto em nossas vidas.
Alguns tipos de normas:
A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a ISO 9001, ISO 9002 ou a ISO 9003. Estas três normas da qualidade podem ser entendidas pela