Iso 9000
A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas britânicas BS5750.
Além destas cinco normas, deve se citar a existência da ISO 8402 (Conceitos e Terminologia da Qualidade), da ISO 10011 (Diretrizes para a Auditoria de Sistemas da Qualidade), ISO 14000 (para a gestão ambiental) e de uma série de guias ISO pertinentes à certificação e registro de sistemas de qualidade.
A ISO 9000 é um sistema de Garantia da Qualidade, pois o objetivo maior da certificação é que se tenham normas em todos os segmentos com vários procedimentos e padrões que dependerão dos produtos ou serviços oferecidos. A ISO 9000 passou por revisões e padronizações para se adequar aos padrões mundiais de qualidade e acompanhar novas tecnologias e tendências de mercado. Para não confundir, é importante entender que as ISO 9001, 9002 e 9003, pertencem a ISO 9000 e cada uma é específica para cada tipo de organização.
A ISO 9000 é um sistema gerencial de qualidade que envolve inspeção, controle e planejamento para que a organização siga todas as normas expedidas pela certificação e conquiste a qualidade almejada em todos os processos.
Em sua abrangência máxima o ISO 9000 engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.
Ela Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.
As empresas que adotam os