Iso 9000 e 14000
Produtos e processos com Qualidade não apenas existem, devem acontecer sendo reconhecida pelo cliente. Por causa disso, é necessário que exista algum tipo de certificação oficial, emitida com base em normas. Por isso, padronizadas pela International Organization for Standardization, a ISO, com sede em Genebra, tornou-se cada vez mais necessária para atender a exigências internacionais de qualidade.
Reflexos disso são sentidos diretamente nos produtos e serviços, na competitividade e na produtividade. Para obter um certificado IS0 9000, exige-se um grande número de formulários, planilhas e documentos, enfim, um processo de melhoria continua de qualidade nos processos e produtos das organizações.
De um lado temos a ISO 9000 com objetivo de fixar normas técnicas essenciais de âmbito internacional.
Do outro, a ISO 14000 que visa reduzir os impactos ambientais gerados na produção (inclui matérias-primas), transporte, uso e disposição final do produto.
Este trabalho descreve as características bem como a finalidade e importância de certificação da ISO 9000 e ISO 14000 para as empresas.
2 ISO, o que é?
É uma organização formada por representantes de 91 países, cada um representado por um grupo de normas, testes e certificação. O American National Standards Institute (ANSI), por exemplo, é o representante dos Estados Unidos na ISO a qual apóia o desenvolvimento de normas através do fornecimento de estrutura e mecanismos com o objetivo de que grupos de industrias ou de produtos, se unam para estabelecer um consenso e desenvolver uma norma.
2.1 ISO 9000
Antes da ISO 9000, outras normas foram criadas e desapareceram com o tempo devido ás novas tendências ou por caírem no esquecimento simplesmente, como por exemplo, SQC, TQC, KAIZEM, etc. Estas preocupavam-se em aumentar a eficiência e a produtividade das operações, deixando todas as outras áreas da empresa de fora dos programas de qualidade. Esta é a principal diferença entre a ISO