iso 2600
Normalização:
A normalização constitui uma atividade que estabelece prescrições e aspectos de desempenho para projeto, produtos, processos, serviços, pessoas e sistemas de gestão, bem como para o uso e emprego de produtos e serviços. As normas técnicas, conseqüência desta atividade, são documentos de caráter voluntário e com conteúdo técnico obtido por consenso envolvendo o conjunto das partes interessadas, referem-se em geral a classificação, especificação, método de ensaio, procedimento, padronização, simbologia e terminologia, sendo no Brasil elaboradas e aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Em virtude da intensificação do comércio internacional, a normalização tem adquirido importância crescente como instrumento para a competitividade, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Responsabilidade das Organizações:
A responsabilidade das organizações pelos impactos que suas atividades causam na sociedade, no meio ambiente e em seus colaboradores é um tema que nasceu no âmbito das empresas, mas que revela-se cada vez mais fundamental também para governos e organizações do “terceiro setor”. O desenvolvimento de um consenso internacional e “multistakeholder” sobre os conceitos e práticas da responsabilidade social é uma oportunidade não apenas pelo seu potencial de sanear interpretações errôneas e de disseminar mais estas práticas, mas também pela possibilidade de levar novos segmentos de organizações a refletirem sobre suas próprias práticas de gestão e sobre os impactos de sua operação no mundo que as cerca.
O papel das empresas no atual cenário de globalização é um dos fatores-chave para promoção do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade econômica social e ambiental. Existe há vários anos um processo cada vez maior de envolvimento das empresas neste sentido, por meio de investimentos relacionados a estes temas e da sua articulação em entidades voltadas a este fim. Neste