Iso 14000
ISO 14000
Santo André
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Organizações de todos os tipos mostram-se cada vez mais preocupados em conquistar e demonstrar performance ambiental através do controle dos impactos de suas atividades, produtos e serviços no meio-ambiente, consistente com suas políticas e objetivos ambientais. Eles o fazem dentro de um contexto cada vez mais rígido no que se refere à legislação, desenvolvimento de políticas econômicas e outras medidas correlatas à proteção ambiental, além do crescente interesse dos stake-holders em políticas ambientais e desenvolvimento sustentável.
Muitas organizações enfrentam este desafio através de "revisões" ou "auditorias" para assessorar sua performance ambiental. Entretanto, essas "revisões" e "auditorias" podem não ser suficientes para provar a organização com a certeza de que sua performance não só satisfaz, mas continuará a satisfazer as políticas internas e requisitos legais. Para serem efetivas, estas políticas ambientais precisam ser conduzidas dentro de um sistema de gerenciamento estruturado, integrado com a organização.
As normas internacionais que cobrem o gerenciamento ambiental são capazes de prover as organizações com elementos efetivos de um sistema de gerenciamento ambiental que pode ser integrado com outros requisitos de gerenciamento, além de ajudar as organizações conquistar objetivos econômicos e ambientais. Neste contexto, encontra-se a norma ISO 14001.
OBJETIVO
Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.
CERTIFICADO
Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos