ISO 14.000
A ISO 14.000 é uma junção de normas, cujo objetivo é diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente gerado pelas ações de organizações de ambos os setores.
A normativa estabelece uma série de ações que devem ser providenciadas por parte das empresas, como a aplicação de políticas ambientais, treinamento dos funcionários, diagnóstico de problemas e diminuição dos danos ambientais por elas provocados.
Com a certificação de padronização ambiental, os produtos da empresa que é certificada são valorizados e a empresa possui um status diferenciado no mercado.
Para a empresa obter um certificado ISO14000, é necessário que atenda as seguintes exigências:
1 – Política ambiental
A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade. E que a direção demonstre que está comprometida com o cumprimento dessa política.
Deve obter o cumprimento legal e buscar o melhoramento contínuo do desempenho ambiental da empresa.
2 – Aspectos ambientais
A organização precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.
3 – Exigências legais
A empresa deve desenvolver uma sistemática para obter e ter acesso a todas as exigências legais pertinentes a sua atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da empresa.
Os funcionários devem conhecer quais são essas exigências e quais as documentações necessárias para seu cumprimento. Daí a importância do Treinamento e da Educação Ambiental dentro da empresa.
4 – Objetivos e metas
A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da política ambiental que foi definida.
Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e