ISO 12119
Samuel Brasil, Frederico Callegaro, Leandro ???, Brahice Junno
FTEC – Faculdade de Tecnologia
Rua Comendador Manuel Pereira, 249 – Centro - Porto Alegre - RS - CEP 90030-030
Este trabalho se propõe a analisar uma das normas estabelecidas pela ISO, a ISO/IEC 12119 - Pacotes de Software, que estabelece requisitos e instruções de como testar um pacote de software com relação aos requisitos estabelecidos (NBR ISO/IEC 12119, 1998).
A melhoria da qualidade de um produto de software, em geral, está atrelada a critérios pré-definidos. Neste sentido, criaram-se normas da qualidade, que são estabelecidas por organismos internacionais como a International Organization for Standartization (Organização Internacional de Normalização) – ISO.
Atualmente qualquer ramo de atividade utiliza direta ou indiretamente algum produto de software. Assim, a maior parte da população estará cada vez mais dependente da utilização de computadores e consequentemente de softwares para a execução do seus trabalhos diários. Sendo assim a busca pela satisfação dos usuários de softwares é a igualada à procura pela qualidade do produto.
Desenvolvimento:
A qualidade de software é literalmente esquecida por várias empresas que perguntam, frequentemente: Porque gastamos tanto ao desenvolver e/ou manter um software? Onde está a documentação do software, agora que precisamos realizar um processo de manutenção? Será que estamos realmente atendendo as expectativas de nossos clientes?
Um dos principais objetivos da Qualidade de Software, é construir e manter um software até o final de sua vida útil, gastando o mínimo possível e utilizando-se de todos os recursos disponíveis com eficácia e eficiência .
Há algumas décadas, a preocupação com a qualidade estava centralizada diretamente no produto final, onde verificava-se a adequação do produto nos estágios finais no processo de produção. No caso do software, apesar de mais moderno, teve