Islamismo
Ação: é algo que o agente faz acontecer, consciente e voluntariamente, tendo motivo e intenção.
Condicionantes da ação:
Condicionantes físico – biológicas e psicológicas (por exemplo, quando nascemos cegos ou mudos é uma condicionante físico – biológica; e podemos verificar uma condicionante psicológica, por exemplo quando não conseguimos resolver um teste, pois temos uma branca, devido ao stress).
Condicionantes histórico – socioculturais (quando às vezes temos que fazer escolhas, tendo em conta a nossa cultura, a nossa religião, como por exemplo aquele homem que tinha de escolher se iria trair a sua religião ou a cultura do outro povo).
A ação humana nunca é completamente livre, visto que para tomar decisões tem que ter em conta sempre a cultura, religião e outras “crenças” que fazem parte do dia a dia, nunca temos toda a liberdade para escolher seja o que for, pois colocamos em sempre questão os prós e contras das nossas escolhas e normalmente escolhemos sempre aquilo que tem menos contras e não aquilo que realmente queremos. Podemos nos considerar livres, porque o somos, no entanto não podemos usufruir totalmente da liberdade pois temos sempre condicionantes físicas, biológicas, psicológicas, culturais.
Teorias sobre o livre – arbítrio:
Determinismo radical (incompatibilismo), o determinismo radical defende que todos os acontecimentos, inclusive as opções humanas, são causados por acontecimentos anteriores, isto é, esta teoria afirma que tudo aquilo que estamos a viver hoje já vivemos milhares de vezes, considera que a vida é uma espécie de ciclo, voltamos sempre ao mesmo e sempre da mesma maneira, por exemplo uma criança que falece à nascença irá falecer sempre à nascença, já está destinado. Esta teoria é considerada injusta, por causa do facto anterior e muitos outros.
Indeterminismo afirma que as nossas ações não são determinadas, não acredita no destino, isto é, aquilo que nós fazemos depende do acaso, nada está