islamismo
Introdução
Religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia. O Islã é o conjunto de povos de civilização islâmica, que professam o islamismo. Assim como as religiões cristãs, a religião mulçumana é monoteísta, crê na existência de um só deus, Alá ou Allah. A doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão.
O Islã tem dois aspectos: o espiritual e o jurídico. Ele está relacionado com todos os campos da vida, tanto materiais quanto espirituais. A Doutrina Islâmica tem como objetivo uma vida cheia de paz e segurança para toda a humanidade.
Virtudes
Para o Islã o Universo pertence a Deus e o homem deve obedecer unicamente a Ele. O homem foi criado para servir e Lhe obedecer. O tempo de vida terrena é o momento do homem se preparar para a grande prova final, pois o homem é responsável perante Deus por todas as ações que fez na vida.
O Islã prevê para o homem um sistema de vida assente em todo o bem e livre de quaisquer males. Ele incita os homens não apenas a praticarem a virtude, mas também a imporem-na e a exterminarem o vicio, a recomendarem o bem e proibirem o mal.
E um dos atributos mais importantes do Islã é sua amplitude moral e ética, sempre presente em nossa política, governo, trabalho, casa, escritório, arte, criatividade, medicina, família, relacionamentos, escola, rua, e em todos os outros campos da vida.
Entre as virtudes morais temos: a justiça, a coragem, o valor, a lealdade, a compaixão pelos outros, a fidelidade, a magnanimidade, perseverança, a firmeza, a coragem, a dignidade, a reserva, a cortesia, o perdão.
Qualidades morais negativas: a falsidade, a injustiça, a desonestidade, a traição, a impulsividade, a frivolidade, a covardia, a estupidez, a arrogância, a má educação, a rudeza.
Mesmo o Islamismo impondo toda essa lei moral, através do seu poder legislativo e executivo, a lei moral islâmica não depende apenas dessas pressões. Ela é baseada no instinto do bem que é