Islamismo
Os mulçumanos resumem sua doutrina em seis artigos de fé:
1. Crença em um deus (monoteísta), Alá.
2. Crença nos anjos.
3. Crença nos profetas (bíblicos, e Maomé como ultimo profeta de Alá)
4. Crença nas revelações de Deus (aceitam certas partes da Bíblia, mas aderem o Alcorão como a perfeita palavra de Alá. O Alcorão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus, importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.)
5. Crença no ultimo dia de julgamento e na vida futura (todos serão ressuscitados para o julgamento no paraíso ou inferno)
6. Crença na predestinação: (os muçulmanos acreditam que Alá decretou tudo o que vai acontecer. Os muçulmanos atestam a soberania de Deus com sua frase frequente, inshallah, ou seja, "se Deus quiser".)
A entrada de um muçulmano no paraíso depende da obediência a Cinco Pilares. Ainda assim, Deus pode rejeitá-los. Nem mesmo Maomé sabia ao certo se Alá iria admiti-lo ao paraíso. São esses:
1. O testemunho de fé (shahada): "la ilaha illa allah. Muhammad Rasul Allah." Que significa: "Não há outra divindade senão Alá. Maomé é o mensageiro de Alá." Uma pessoa pode se converter ao Islamismo apenas por afirmar este credo.
2. As orações (salat): Cinco orações precisam ser feitas todos os dias.
3. Pagar dádivas rituais (zakat): Dar esmola de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados.