islamismo
DANIELE BATISTA SILVA SANTOS
TRABALHO DE HISTÓRIA
Professora: Marília
1°B
CAJAMAR,
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho vem falar sobre a cultura islâmica entre outros assuntos quem foi Maomé, quais foram seus feito enquanto profeta, em que deus acreditava, qual o seu livro sagrado e os principais trechos desse livro.
O texto também falará sobre a divisão religiosa.
O Islamismo
O islamismo tem como o principal profeta Maomé, nascido em 570 passou a maior parte da vida como mercador analfabeto, mas, aos 40 anos, teria recebido suas primeiras revelações do arcanjo Gabriel. Maomé pregou a devoção a um Deus único (Alá), lutou contra o infanticídio e defendeu a divisão de terras dos ricos com os pobres, contrariando a classe dominante de Meca. Foi perseguido e mudou-se para Medina, onde estruturou uma poderosa tropa. Retornou dois anos depois e ascendeu como líder político. Naquele tempo, a sociedade árabe era dividida em tribos e clãs, e pode-se dizer que Maomé proporcionou uma unidade nacional por meio da religião, ajudando a posicionar a nação árabe como pioneira cultural e Científica 200 anos depois. O fenômeno da revelação do anjo Gabriel se repetiu por 23 anos e deu origem ao Corão,livro sagrado dos islâmicos escrito por Maomé.
Um dos principais trechos do Alcorão
Al-Assri” (O Destino) – Capítulo 103
Bismilláhir Rahmánir Rahim
(Em nome de Deus, Beneficente e Misericordioso),
1. Wal Asr
(Pelo Destino!),
2. Innal Inssána Lafi Khussr
(Oh! O Homem está em vias de se perder),
3. Illal Lazina Ámanu Wa A’miluç Çáliháti Wata Wá Çau Bilhaqqui Wata Wá Çau Biç Çabr.
(Mas não aqueles que têm fé e praticam o bem, exortando os outros para a prática da Verdade e da Justiça).
Como Maomé morreu sem designar seu sucessor manifestaram-se duas correntes que ainda hoje lutam pelo poder, a ordem xiita (“Shiat Ali” – seguidores de Ali, em árabe) e a ordem sunita