Islamismo
Filosofia 10ºano
Trabalho realizado por:
Beatriz Ferreira, nº3
10ºA
2010/2011
Índice
Introdução………………………………………………………………………………………………………………………….3
História……………………………………………………………………………………………………………………………….4
Crenças……………………………………………………………………………………………………………………………….4/6 a crença em Alá; a crença nos anjos; a crença nos livros sagrados; a crença em vários profetas enviados à humanidade; a crença no dia do Julgamento; a crença na predestinação.
Os cinco pilares do Islão…………………………………………………………………………………………………....6/8 a recitação e aceitação da crença; orar cinco vezes ao longo do dia; pagar esmola; observar o jejum no Ramadão; fazer a peregrinação a Meca.
Festas……………………………………………………………………………………………………………………………....8/9
Violência e correntes radicais do Islão…………………………………………………………………………….…9
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………………..10
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………………10
Introdução
O islamismo ou islão é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e numa escritura sagrada, o Alcorão.
Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta no meio de inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé.
A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação, basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia voltado para Meca, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efectuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
O Islão é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da actividade humana, sejam eles políticos, sociais, financeiros, legais, militares ou interpessoais.
É a segunda religião com maior número de fiéis, atrás apenas do cristianismo, segundo o CIA World Factbook de 2005. De